domingo, 8 de abril de 2007

EXPRESSÕES TÉCNICAS E GÍRIAS

-Ace: Quando o saque adversário cai na quadra contrária sem tocar em nenhum dos jogadores;

-Afinador: Jogador que nas grandes decisões não rende o esperado. O mesmo que amarelão;

-Agilidade: Qualidade de mudar rápida e efetivamente a direção de um movimento executado em velocidade;

-Alavanca: No voleibol é o termo que se emprega ao enérgico movimento dos braços de frente para trás e novamente trás para frente no momento da impulsão da cortada e nos saques em suspensão;

- Alto Nível/Alto Rendimento: É o termo relacionado às práticas esportivas de caráter bastante elevado de treinamentos, exigências, resultados, competições e de performances de atletas e das equipes;

- Amador: Desportista não profissional que participa de competições sem visar qualquer recompensa material;

- Ambidestro: Atleta que utiliza as duas mãos com a mesma facilidade;

- Antena ou Vareta: No voleibol é a haste flexível de 1,80m que fica 80cm acima da borda superior da rede. Serve para delimitar o espaço em que a bola poderá passar, 9m. É colocada à rede perpendicular às linhas laterais;

- Aptidão Física: É a capacidade funcional de um indivíduo no desempenho de determinadas tarefas que demandam atividade muscular. Capacidade natural para executar certas atividades;

- Aquecimento de Rede: É o tempo disponível em que as equipes têm antes dos jogos e mesmo de treinos para se aquecerem na rede efetuando cortadas;

- Aquecimento: Seqüência de exercícios físicos que tem por finalidade preparar o organismo dos atletas para as atividades físicas mais intensas. Obs: após o aquecimento, é recomendável que a freqüência cardíaca fique entre 120 a 130 batimentos por minuto;

- Árbitro de Cadeira: É o árbitro que fica em cima do suporte de árbitro. É o 1º árbitro do jogo;

- Área de Saque: É toda a área ao fundo da quadra. Corresponde aos 9m da linha de fundo;

- Área de Substituição: É a área compreendida entre as linhas de ataque e a linha central, onde são efetuadas as substituições, exceto a do líbero que será efetuado entre a linha de ataque e a linha de fundo;

- Área Livre: São as áreas ao entorno da quadra;

- Arena: Espaço central de um anfiteatro romano reservado para lutas, combates e jogos. Modernamente, é o termo que se refere aos ginásios poliesportivos modernos;

- Aros Olímpicos: Símbolos dos Jogos Olímpicos Modernos, criado pelo Barão Pierre de Coubertin. São cinco aros entrelaçados, três acima e dois embaixo. Os três superiores na ordem: azul, vermelho e preto e os inferiores amarelo e verde. Esses aros representam os cincos continentes unidos pela idéia olímpica e ficam sobre fundo branco simbolizando a paz. Ao contrário do se imagina, as cores dos aros não têm qualquer relação com as raças humanas;

- Assistente Técnico: É o que colabora com o técnico no exercício de suas funções. Na hierarquia esportiva é, depois do técnico, a segunda autoridade da Comissão Técnica;

- Atacante de Força: Jogador especializado em cortar bolas altas com força nas extremidades da rede, principalmente na entrada de rede, posição 4;

- Ataque e Defesa: É o termo que se dá ao bate-bola entre dois atletas. Um corta outro defende e vice-versa;

- Atleta Laureado: É o atleta que tenha defendido com realce as cores do clube durante 10 anos, no mínimo, e que não tenha cometido nenhuma falta disciplinar;

- Average: Sistema para definir um empate;

-Backdrop: Peça publicitária de merchandising que contém as marcas do patrocinador do clube. Equipamento que fica atrás dos atletas durante as entrevistas televisivas;

- Badá: É o termo simplificado que se dá ao saque executado que passa abaixo da rede;

- Banco: Expressão que se refere ao jogador reserva ou local onde ficam os atletas e a Comissão Técnica durante os jogos;

- Bandeirinha: O termo correto é juiz de linha. É o oficial que auxiliam o 1º árbitro durante o jogo;

- Bate-Bola 2 a 2: O mesmo que ataque e defesa;

- Bater com pé Trocado: Termo que se refere ao atleta que salta para a cortada utilizando o pé de impulsão do mesmo lado do braço utilizado na cortada. Ex: é o cortador destro que salta com o pé de impulsão direito à frente. O canhoto a mesma coisa. O ideal é o atleta saltar com o pé de impulsão contrário à mão;

- Between: Refere-se a uma jogada ensaiada: o jogador da posição 3 simula uma chutada no meio de rede e o atacante 4 ataca uma bola curta e rápida entre o levantador e o atacante 3. Nessa jogada, poderá haver uma variação, ao invés do jogador 4 efetuar a cortada, o jogador 3 poderá atacar a mesma bola chutada no meio;

- Bloqueio: É um fundamento que consiste em impedir a passagem da bola por sobre a rede. A finalidade básica do bloqueio é: 1-interceptar a passagem da bola; 2- amortecer a bola e 3- orientar a defesa. O bloqueio poderá ser simples, duplos e triplos;

- Bola China: É uma jogada ensaiada: o atacante sai da posição 3, numa corrida quase paralela à rede, ataca a bola junto à antena, em uma projeção horizontal num salto do pé esquerdo. Essa jogada foi apelidada de “bola china” em homenagem às atletas da seleção chinesa da década de 80 que inventaram o ataque realizado num só pé por trás da levantadora. Em pouco tempo passou a ser obrigatória nas equipes femininas;

- Bola Colada ou Espremida: Bola levantada muito próxima à rede;

- Bola de Graça: É a bola enviada para quadra contrária sem oferecer nenhuma dificuldade ao adversário;

- Bola de Tempo: É um levantamento com trajetória rápida em que o cortador ataca a bola na trajetória ascendente ou no ponto máximo. Obs: “Bola de tempo” não significa necessariamente levantamentos com trajetória baixa. O levantamento poderá ser rápido, porém com trajetória alta;

- Bola do Jogo: É o termo que se dá quando a bola é defendida ou recepcionada pela equipe que poderá fazer o último ponto do jogo;

- Bola do Set: É o termo que se dá quando a bola é defendida ou recepcionada pela equipe que poderá fazer o último ponto do set;

- Bola em Jogo: A bola estará em jogo no momento do golpe do saque autorizado pelo primeiro árbitro;

- Bola Fora de Jogo: A bola estará fora de jogo no momento de uma falta apitada pelo árbitro, na ausência da falta, no momento do apito;

- Bola Normal: Levantamentos com trajetórias altas nas extremidades da rede;

- Bola Presa: É a expressão dada quando a bola fica momentaneamente presa entre os bloqueadores de ambas as equipes. Normalmente, nesses casos o 1º árbitro anula o ponto;

- Bola Russa: Cortada executada por um dos jogadores da zona de defesa (1,5 ou 6) com salto na zona de defesa e projeção à zona de ataque;

- Bye: Nos campeonatos ou torneios, por eliminação, são assim denominados os que ficam isentos de jogar na primeira eliminatória devido ao numero ímpar de concorrentes. Tradução: favorecido;

- Cabeça de Chave: Diz-se do desportista ou equipe que, por seus méritos em atuação anterior, tem o direito de encabeçar uma série de concorrentes ou equipes que participam de um torneio ou campeonato;

- Caixinha ou Penteada: Saque ou cortada com pouca força em que a bola sae girando em torno de seu próprio eixo. Normalmente, é de fácil defesa ou recepção;

- Calouro: Termo referente ao atleta jovem que viaja ou excursiona pela primeira vez com a equipe;

- Caneta Azul: Termo atualmente em desuso. Caneta azul significava o atleta de bom domínio de bola;

- Caneta Vermelha: Termo contrário ao caneta azul. Caneta vermelha significava o atleta de mau domínio de bola;

- Capote: Antigamente, antes da mudança da regra que extinguiu a vantagem e os sets eram disputados em 15 pontos com tomadas, usava-se essa expressão quando uma equipe fazia 7 pontos ou menos no set. Termo atualmente em desuso na regra atual;

- Central: Termo que se refere ao jogador que atua no centro da rede. Semelhante ao jogador de meio-de-rede, especializado em atacar e bloquear na posição 3, ataque central;

- Chiqueiro ou Chiqueirinho: Local na quadra destinado aos atletas reservas de cada equipe. Área ou zona de aquecimento;

- Chupa ou Chupada: Quando a cortada é interceptada pelo bloqueio adversário e volta na sua quadra próximo ao atacante que efetuou a cortada, sem chance de recuperação;

- Chutada na Ponta: É um levantamento com trajetória rápido na entrada da rede, posição 4;

- Chutada no Meio: É um levantamento com trajetória rápido no meio da rede, posição 3;

- Chutada: Passe ou levantamento com trajetória rápida;

- Cobertura pelo Correspondente: É a cobertura do bloqueio e dos cortadores pelos seus jogadores correspondentes. Ou seja, quando estiver em ação o saída de rede, posição 2, o seu correspondente, o jogador 1, faz a cobertura; quando estiver em ação o meio de rede, posição 3, o seu correspondente, o jogador 6, faz a cobertura e quando o jogador de entrada de rede, posição 4, estiver em ação, o jogador 5 faz a cobertura. Em outras palavras: os jogadores 1, 6 e o 5 são correspondentes do 2, 3 e o 4, respectivamente;

- Cobertura: Ação dos jogadores em proteger a zona atrás do bloqueio ou próximo ao atacante no momento da cortada;

- Coleta: É a forma simplificada de dizer treinamento coletivo;

- Colocar em Jogo: Quando por qualquer motivo, o atacante passa a bola para quadra contrária com a única finalidade de colocá-la em jogo. A bola não oferece nenhuma dificuldade para a equipe adversária;

- Condução: Reter ou demorar com a bola na execução de uma técnica;

- Congresso Técnico: É a reunião entre dirigentes esportivos e organizadores que antecede às competições esportivas para se tratar de assuntos pertinentes ao evento esportivo em questão;

- Contra-Ataque: É a construção e organização do ataque após a defesa do ataque adversário;

- Corneta: Indivíduo que dá “pitacos” sem ser consultado. Normalmente, é um termo atribuído aos dirigentes, ou mesmo outras pessoas, que dão palpites, interferem e influenciam os membros da CT;

- Corredor: Cortada direcionada na paralela às linhas laterais da quadra;

- Correspondente: Essa relação de correspondência se refere ao jogador da posição 1 em relação ao 2, jogador 6 em relação ao 3 e ao jogador 5 em relação ao jogador 4. Essa é a idéia de atletas correspondentes;

- Cortada de Dois Tempos: Atualmente não se usa mais esse tipo de cortada. Na verdade, era um tipo de ataque de bolas rápidas no meio de rede e saída, posições 3 e, às vezes, na posição 2. O cortador simulava a cortada no primeiro salto, e logo em seguida saltava para fazer o ataque no segundo salto. Esse tipo de cortada teve em Bernard Rajzman e Montanaro seus grandes adeptos;

- Cortada: É um fundamento que consiste em golpear a bola em suspensão por sobre a rede. A cortada é dividida em corrida, impulsão, elevação, batida na bola e queda;

- Cravada ou Enterrada: Cortada executada com força bem próxima à rede e à linha de ataque da quadra contrária;

- Cruzamento Olímpico: É o cruzamento de classificação em que a 1º colocada de uma chave joga com o 4º colocado de outra chave; o 2º colocado de uma chave joga com o 3º colocado da outra e vice-versa na outra chave. Os classificados vão à semifinal;

- Defesa Alta: É o termo atribuído quando o jogador defende a cortada utilizando-se as mãos espalmadas na linha ou acima dos ombros;

- Defesa: Conjunto de fundamentos ou uma ação individual que consiste em defender o ataque adversário;

- Degrau: É quando um jogador simula um ataque para o seguinte fazer o ataque logo após dele;

- Deixar no Simples: É a expressão usada quando levantador executa uma finta individual e deixa o cortador com apenas um bloqueador para marcá-lo;

- Delegado Técnico: É a autoridade máxima da do jogo. É designado pela entidade organizadora da competição para tomar todas as medidas relativas ao jogo;

- Desmicorética: É uma jogada ensaiada. Caracteriza-se quando o jogador de meio, jogador 3, simula uma cortada no meio da rede e o saída, posição 2, passa por trás e executa a cortada logo após, à sua esquerda. Obs: a origem dos termos micorética e desmicorética se deu nos Jogos Mundiais Universitários, realizados em Paris, em 1957. Foram os atletas da seleção brasileira que copiaram as jogadas da ex-União Soviética e atendendo à sugestão do capitão da equipe, o paulista Álvaro Caíra, adotou esses nomes. Segundo relato de Adolfo Guilherme;

- Diagonal Curta: Cortada na diagonal bem próxima à linha de ataque;

- Diagonal Longa: Cortada na diagonal um pouco mais aberta, próxima ao ângulo das linhas laterais e de fundo;

- Diagonal: Jogador que sai em posição oposta ao outro, ou cortada em diagonal à quadra contrária;

- Direito de Arena: É o direito que tem o atleta de receber parte dos proventos advindos de publicidade feitas em locais esportivos (quadras, ginásios, campos, pistas etc);

- Dois Toques: Ação incorreta no contato com a bola por sobreposição de superfície de contato ou por repetição imediata de ação individual. Obs: a única exceção à regra, é o bloqueio que poderá dar dois toques;

- Entrada de Rede: Posição 4 da quadra;

- Erro Absoluto: Erro que não tem como o colega corrigir (erros de saque, cortada e todas as infrações);

- Erro de Colocação ou Queimar: Quando a equipe comete erro de colocação na rotação não obedecendo às linhas de correspondências entre os jogadores na quadra;

- Erro Relativo: Erro que poderá ser corrigido pelo colega de equipe;

- Explorar o Bloqueio: Bater a bola no bloqueio adversário intencionalmente e mandá-la para fora de modo que não haja recuperação ou atacar sistematicamente em cima do pior ou menor bloqueador;

- Explorar: Aproveitar da deficiência de um determinado atleta ou do ponto fraco da equipe adversária para tirar proveito;

- Falta Técnica: Na verdade, não existe falta técnica em voleibol. O atleta e os membros da CT são penalizados por atitudes contrárias ao jogo, que poderão ser: rude, ofensiva e agressão. Rude primeira vez: penalização com cartão amarelo. Adversário ganha 1 ponto. Rude segunda vez: penalização com cartão vermelho. O punido cumpre a penalidade no banco de reservas. Podendo voltar no set seguinte. Rude na terceira vez: penalização com cartão vermelho e amarelo. O punido deixa a área de jogo. Ofensiva na primeira vez: cartão vermelho. O punido cumpre na área de jogo. Podendo voltar no set seguinte. Ofensiva segunda vez: cartão vermelho e amarelo. O punido deixa a área de jogo. Agressão primeira vez: cartão vermelho e amarelo. O punido deixa a área de jogo;

- Fardamento: Termo utilizado no Sul do País semelhante ao uniforme esportivo;

- Finta: É toda jogada ou ação individual que tem a finalidade de iludir e enganar o bloqueio e a defesa adversária;

- Fita: É a borda superior da rede em toda sua extensão. Mede 5cm de largura;

- Fora de Zona: Jogador que no momento da recepção do saque não se encontra em sua devida posição na quadra. Não está obedecendo às linhas de correspondências;

- Formação 4/2 com Infiltração: É um sistema de jogo que se adota a formação de recepção de saque em que se utilizam quatro cortadores e dois levantadores. Os levantadores fazem a infiltração quando estão na zona de defesa. Nesse caso, quando um dos levantadores está na rede, ele momentaneamente passa também a cortador;

- Formação 4/2 Simples: É o sistema de jogo que se adota a formação de recepção de saque em que se utilizam quatro cortadores e dois levantadores sem infiltração. O levantador encosta à rede nas três posições para executar o levantamento;

- Formação em W: É uma formação de recepção de saque em que se utilizam cinco atletas na forma de W para receber o saque adversário. Formação muito empregada nas categorias de base;

- Fundamentos: Utilização das técnicas básicas do jogo (saque, passe, levantamento, cortada, bloqueio e defesa);

- Infiltração no Contra-Ataque: É a infiltração do levantador que ocupa a posição 1, defesa direita, após a defesa do ataque adversário. Caso o levantador não efetue a defesa, ele poderá infiltrar antecipadamente à zona de levantamento;

- Infiltração ou Penetração: É a ação do jogador que sai da zona de defesa, (1,5 ou 6) para efetuar o levantamento na zona de levantamento, mais ou menos entre as posições 2 e 3 da quadra;

- Infiltração pela Direita: É a infiltração do levantador que ocupa a posição 1, defesa direita, após o saque adversário. O levantador só poderá efetuar a infiltração após a bola ser golpeada pelo sacador adversário. A bola entra em jogo após ser golpeado pelo sacador e não após o apito do 1º arbitro;

- Infiltração pela Esquerda: É a infiltração do levantador que ocupa a posição 5, defesa esquerda, após o saque adversário. O levantador só poderá efetuar a infiltração após a bola ser golpeada pelo sacador adversário. A bola entra em jogo após ser golpeado pelo sacador e não após o apito do 1º arbitro;

- Infiltração pelo Centro: É a infiltração do levantador que ocupa a posição 6, defesa centro, após o saque adversário. O levantador só poderá efetuar a infiltração após a bola ser golpeada pelo sacador adversário. A bola entra em jogo após ser golpeado pelo sacador e não após o apito do 1º arbitro;

- Infração: Qualquer ato técnico que inflija a regra do jogo;

- Intermediário, Oposto ou Saída: jogador que sai na diagonal ao levantador no sistema 5/1;

- Invasão: Consiste na ação do jogador de invadir a quadra adversária por cima ou por baixo;

- Inversão do 5/1: É uma dupla substituição efetuada quando o levantador está na posição 4 e o oposto na posição 1. Neste caso, o treinador coloca um cortador na posição do levantador e, conseqüentemente, um levantador na posição do oposto, ficando novamente a rede com três cortadores;

- Largada de 2º: Largada do levantador que em suspensão simula levantar e no último momento toca a bola para a quadra adversária com uma das mãos. Geralmente com a esquerda;

- Largada ou Pingada: Ato de largar ou pingar a bola nas áreas desprotegidas da defesa adversária;

- Leitura do Bloqueio: É a percepção que os bloqueadores, principalmente o central deverão ter ao tentar perceber a intenção do levantador e conseqüentemente à trajetória do levantamento para que ele se desloque ou pule antecipadamente na execução do bloqueio;

- Levantamento de 1º: Ao invés de recepcionar a bola para o levantador, quem a recebe, faz o levantamento no 1º toque para ser finalizada no 2º toque;

- Líbero: Jogador especializado nas defesas das cortadas e nas recepções dos saques. Joga com uniforme diferente podendo entrar e sair do jogo sem, contudo, contar como substituição;

- Linha de ataque: É a linha que fica distante três metros da linha central e separa as zonas de ataque e de defesa. Obs: todas as linhas da quadra medem 5cm de largura;

- Linha dos Três Metros: É a linha de ataque;

- Linhas de Correspondências: É a relação espacial entre os atletas na quadra. Os atletas não são totalmente livres na quadra. A bola antes de ser golpeada pelo sacador, os atletas de ambas equipes, deverão, obrigatoriamente, obedecer a uma relação de obediência entre si;

- Match Point: Último ponto do jogo;

- Manchete Invertida ou Machadinha: Consiste no toque da bola com as mãos unidas sobre a cabeça. Geralmente usado na recuperação de bolas nas defesas;

- Manchete: Consiste no toque da bola na parte interna dos antebraços. Geralmente usados nas defesas das cortadas e nas recepções dos saques;

- Mão de Fora: Expressão usada para se referir quando o atacante tenta acertar propositalmente uma das mãos dos bloqueadores. Ex: quando a cortada é na entrada de rede, posição 4, o atacante tenta acertar a mão direita do bloqueador que ocupa a saída de rede, posição 2, da quadra contrária ou quando a cortada é na saída de rede, posição 2, o cortador tenta acertar propositalmente a mão esquerda do bloqueador que ocupa a entrada de rede, posição 4, da quadra contrária;

- Marcar 1º Bola: Como o próprio nome diz, é a marcação da defesa da 1º bola do ataque adversário. Ou seja, os defensores das posições 1 e 5, no momento do levantamento adversário, deverão fazer a marcação das bolas rápidas de meio de rede;

- Meio de Rede: Posição 3 da quadra. Refere-se também ao jogador especializado em atuar nessa posição;

- Meio Fundo: Cortada executada por um jogador da zona de defesa com projeção na zona de ataque pelo meio da quadra, posição 6;

- Melada: Termo que se refere quando a bola é levantada em perfeita condição de ser finalizada pelo cortador;

- Mesário: O termo correto é apontador. É o encarregado pela súmula;

- Metro: Termo característico do Sul do País. O mesmo que um levantamento chutado no meio de rede;

- Mexicana: Termo muito usado nos anos 60 e 70. É um levantamento rápido e baixo no meio da rede, semelhante aos dias atuais ao “tempo no meio”;

- Micorética: Levantamento curto na entrada de rede mais ou menos entre as posições 4 e 3, com trajetória um pouco mais rápida que será finalizada pelo jogador de ponta, posição 4. Obs: a origem dos termos micorética e desmicorética se deu nos Jogos Mundiais Universitários, realizados em Paris, em 1957. Foram os atletas da seleção brasileira que copiaram as jogadas da ex-União Soviética e atendendo à sugestão do capitão da equipe, o paulista Álvaro Caíra, adotou esses nomes. Segundo relato de Adolfo Guilherme;

- Negativa: É um levantamento rápido executado no meio da rede um pouco distante do levantador;

- Negra: Set decisivo.Termo semelhante ao tie break;

- Normal na Ponta: Levantamento alto nas extremidades da rede, principalmente na entrada de rede, posição 4;

- Numeração da Quadra: A quadra é numerada de 1 a 6 no sentido anti-horário começando no saque, posição 1 (defesa direita), em seguida posição 2 (ataque direito), em seguida posição 3 (ataque central), em seguida posição 4 (ataque esquerdo), em seguida posição 5 (defesa esquerda) e finalmente posição 6 (defesa central);

- Ordem de Saque: É o termo que se refere para saber em quais posições os atletas se encontram na quadra;

- Papeleta de Colocação: É a ficha em que os técnicos deverão, antes de iniciar o set, preenchê-la com os nomes dos atletas antes do jogo e colocar a ordem de saque que disporão seus atletas na quadra para início de cada set;

- Paredão: Refere-se a um bloqueio eficiente. A expressão poderá ser usada à parede onde se faz educativos para a cortada;

- Passador: Jogador encarregado de receber o passe;

- Passe na Mão: Termo que se refere quando a bola é recepcionada em boas condições para o levantador armar as jogadas;

- Passe: Denominamos passe o primeiro toque na bola de uma equipe. No entanto, a termologia usual é confusa no que concerne a esse fato. Todavia, a diferença básica entre passe e levantamento é: 1- passe é primeiro contato com a bola; 2- levantamento é o segundo contato com a bola. Na verdade, passe é a terminologia que significa recepção do saque;

- Peak: É o ápice da forma física, técnica, tática e psicológica de um atleta;

- Peixinho: Tipo de defesa que consiste em defender a bola utilizando o mergulho;

- Pênalti, Xeque ou Prima: Bola que vem de graça em condições de ser cortada pelo adversário;

- Percepção Espaço -Temporal: É a capacidade do indivíduo de se posicionar no tempo e no espaço em relação a alguma coisa;

- Piso Duro: Termo que se refere aos assoalhos dos ginásios que não têm flexibilidade. São ginásios de pisos rígidos revestidos de tacos, cimentos ou similares. Obs: os ginásios mais modernos utilizam pisos flutuantes;

- Plongeon: Termo francês, atualmente em desuso, mas muito utilizado nas décadas de 60 e 70. Era uma defesa semelhante ao peixinho, mas com uma diferença básica: no peixinho, o atleta após tocar à bola desliza com o peito no solo, enquanto no plangeon, o atleta amortece a queda apoiando-se e amortecendo-se o corpo com os braços;

- Pombo, Avião ou Foguete: É o termo que se dá quando a cortada é muita fora das linhas limítrofes da quadra;

- Ponteiro Passador: É um termo redundante. No voleibol atual, todo ponteiro é também encarregado de recepcionar o saque;

- Ponteiro: É o termo que se refere ao jogador que atua na ponta de rede, ou seja, atleta especializado em bloquear e atacar na entrada de rede, posição 4;

- Ponto de Graça: É o termo que se dá quando o adversário comete um erro desnecessário, nesse caso a equipe é beneficiada com um ponto de graça;`

- Ponto Nulo: Em caso de dúvida, é a recurso que dispõe o 1º árbitro de anular o ponto. É sinalizado com os dois dedos polegar para cima;

- Ponto por Rally: Significa contagem de pontos contínuos, sem vantagem;

- Pontos Average: É o critério de desempate. Dividem-se os pontos pró pelos contras, que alcançar melhor média é a equipe classificada;

- Posição 1: É o termo que se dá à posição e ao jogador que ocupa a posição 1 da quadra, defesa direita. Obs: Antes de a bola ser golpeado pelo sacador, ele não poderá ficar na mesma linha e nem à frente do jogador 2 (ataque direito); não poderá ficar na mesma linha e nem à esquerda do jogador 6 (defesa centro). O jogador 1 (defesa esquerda) presta obediência aos jogadores 2 e 6. (Os pés do jogador da posição 1 deverão estar mais perto da linha lateral direita do que os pés do jogador da posição 6. Os pés do jogador da posição 1 deverão estar mais longe da linha central do que os pés do jogador da posição Obs: A única exceção à regra se faz com o jogador da posição 1 encarregado de executar o serviço. Na execução do saque, ele poderá ficar na mesma linha ou à esquerda do jogador da posição 6 e 5;

- Posição 2: É o termo que se dá à posição e ao jogador que ocupa a posição 2 da quadra, ataque direito. Obs: antes de a bola ser golpeado pelo sacador, ele não poderá ficar na mesma linha e nem atrás do jogador 1 (defesa direita); não poderá ficar na mesma linha e nem à esquerda do jogador 3 (ataque centro). O jogador 2 (ataque direito) presta obediência aos jogadores 1 e 3. (Os pés do jogador da posição 2 deverão estar mais perto da linha lateral direita do que os pés do jogador da posição 3. Os pés do jogador da posição 2 deverão estar mais longe da linha de fundo do que os pés do jogador da posição 1);

- Posição 3: É o termo que se dá à posição e ao jogador que ocupa a posição 3 da quadra, ataque centro. Obs: antes de a bola ser golpeado pelo sacador, ele não poderá ficar na mesma linha e nem à direita do jogador 2 (ataque direito); não poderá ficar na mesma linha e nem à esquerda do 4 (ataque esquerdo); não poderá ficar na mesma linha e nem atrás do 6 (defesa centro). O jogador 3 presta obediência aos jogadores 2, 4 e 6. (Os pés do jogador da posição 3 deverão estar mais longe da linha lateral direita do que os pés do jogador da posição 2. Os pés do jogador 3 deverão estar mais longe da linha lateral esquerda do que o jogador da posição 4. Os pés do jogador 3 deverão estar mais perto da linha de central do que o jogador da posição 6);

- Posição 4: É o termo que se dá à posição e ao jogador que ocupa a posição 4 da quadra, ataque esquerdo. Obs: antes de a bola ser golpeado pelo sacador ele não poderá ficar na mesma linha e nem à direita do 3 (ataque centro); não poderá ficar na mesma linha e nem atrás do 5 (defesa direita). O jogador 4 (ataque esquerdo) presta obediência aos jogadores 3 e ao 5. (Os pés do jogador da posição 4 deverão estar mais perto da linha lateral esquerda do que os pés do jogador da posição 3. Os pés do jogador 4 deverão estar mais perto da linha de central do que os pés do jogador da posição 5);

- Posição 5: É o termo que se dá a posição e ao jogador que ocupa a posição 5 da quadra, defesa esquerda. Obs: antes de a bola ser golpeado pelo sacador ele não poderá ficar na mesma linha e nem à frente do 4 (ataque esquerdo); não poderá ficar na mesma linha e nem à direita do 6 (defesa centro). O jogador 5 (defesa direita) presta obediência aos jogadores 4 e ao 6. (Os pés do jogador da posição 5 deverão estar mais perto da linha lateral esquerda do que os pés do jogador 6. Os pés do jogador 5 deverão estar mais longe da linha central do que os pés do jogador da posição 4);

- Posição 6: É o termo que se dá a posição e ao jogador que ocupa a posição 6 da quadra, defesa centro. Obs: antes de a bola ser golpeado pelo sacador ele não poderá ficar na mesma linha e nem à direita do 1 (defesa esquerda); não poderá ficar na mesma linha e nem à esquerda do 5 (defesa direita); não poderá ficar na mesma linha e nem à frente do 3 (ataque centro). O jogador 6 (defesa centro) presta obediência aos jogadores 1, 5 e ao 3. (Os pés do jogador da posição 6 deverão estar mais longe da linha lateral direita do que os pés do jogador da posição 1. Os pés do jogador da posição 6 deverão estar mais longe da linha lateral esquerda do que os pés do jogador da posição 5. Os pés do jogador da posição 6 deverão estar mais longe da linha central do que os pés do jogador da posição 3).

- Posição de Expectativa: É uma posição de alerta em que deverão ficar os jogadores encarregados de efetuar a recepção do saque, nas defesas das cortadas e durante todo o “rally”. É uma posição semelhante ao do goleiro no momento de defender o pênalti. Ou seja, pés separados mais ou menos nas larguras dos ombros, pernas semiflexionadas, tronco um pouco abaixado, braços separados e os olhos bem atentos na bola;

- Positiva: É um levantamento rápido executado no meio da rede com a trajetória da bola em cima do levantador;297-Potência: É a qualidade que permite a execução de um movimento rápido pelo produto da força pela velocidade de execução (P = F x V);

- Primeira Bola: Expressão usada nas combinações ofensivas para identificar o jogador que irá cortar ou simular primeiro o ataque;

- Primeira e Segunda Rede: Termo atualmente em desuso, mas que antigamente significava os melhores cortadores da equipe que saiam em diagonal. A 1ª- rede saía na entrada de rede, posição 4, e a 2ª- rede, saía no saque, posição 1;

- Primeiro Árbitro: É o árbitro que apita por cima. É a autoridade máxima do jogo;

- Proteção da Defesa: É a proteção que os demais jogadores da equipe fazem no momento do bloqueio para recuperar possíveis largadas;

- Proteção do Ataque: É a proteção que os demais jogadores da equipe fazem ao cortador no momento do ataque para recuperar possíveis bolas que não conseguem superar o bloqueio adversário;

- Quatro Toques: Quando uma equipe toca quatro vezes consecutiva na bola. Obs: A única exceção à regra permitida é quando a bola toca no bloqueio;

- Quebrar Munheca: Ato de encaixar e flexionar energicamente a mão na bola de cima para baixo no momento da cortada;

- Queimar: Quando a equipe comete erro de colocação na rotação não obedecendo às linhas de correspondências entre os jogadores na quadra. É uma expressão utilizada também quando o sacador pisa na linha de fundo no momento de golpear a bola no saque ou quando o cortador da zona de defesa (1,5 e 6), pisa na linha de ataque no momento do salto da cortada;

- Quina ou Bico: Jogador que deixa a bola escapar de seu domínio de forma que não há como recuperá-la;

- Rally: Seqüência de jogadas iniciadas pelo saque. Todas as vezes que se dá um saque, inicia-se um “rally”. Portanto, ao contrário do se pensa, “rally” não significa necessariamente duração prolongada da bola no ar;

-Recepção: Ato de recepcionar o saque adversário. Mesmo que passe;

- Rede de 2: Termo que se refere quando o levantador no sistema 5/1 está na zona de ataque. Conseqüentemente, a rede fica com dois cortadores;

- Rede de 3: Termo que se refere quando o levantador no sistema 5/1 está na zona de defesa. Conseqüentemente, a rede fica com três cortadores;

- Rodízio: Mudança do sacador e, conseqüentemente, de todos os jogadores de uma equipe no sentido horário;

- Rolamento: Tipo de defesa quando o jogador se utiliza o rolamento como recurso para defender as pingadas adversárias;

- Saída de rede: Posição 2 da quadra. Pode-se referir também ao jogador especializado em atuar nessa posição, semelhante a oposto;

- Saída Fundo: Cortada executada pelo jogador da zona de defesa na saída da rede, posição 2;

- Saque Dirigido: Como o próprio nome diz, é o saque dirigido intencionalmente na direção do jogador que apresenta pior índice de acerto na recepção;

- Saque e Passe: Termo utilizado ao treinamento do saque e do passe;

- Saque em Suspensão: É o saque viagem. É o saque efetuado quando o sacador golpeia a bola em suspensão. Semelhante a uma cortada. Obs: os primeiros atletas brasileiros a executarem esse tipo de saque com eficiência foram: Xandó, Renan, Montanaro e Pelé, precisamente no ano de 1983;

- Saque por Baixo: É o saque efetuado abaixo da linha dos ombros com o corpo ligeiramente inclinado. Obs: o que diferencia o saque por baixo e o por cima são as linhas dos ombros. Se a bola for golpeada acima das linhas do ombro é caracterizado um saque por cima, mas, se for golpeado abaixo das linhas do ombro, caracteriza um saque por baixo. Com a evolução do voleibol, o saque por baixo tende a acabar;

- Saque por Cima: É o saque tipo tênis. É o saque efetuado com os braços estendidos acima das linhas dos ombros e pés no solo;

- Saque Tático: É o saque direcionado em um determinado jogador ou área da quadra adversária. Nesse tipo de saque, a bola deverá ser golpeada de modo que não saia girando em torno de seu próprio eixo para aumentar a sua flutuação;

- Saque Tênis: É o saque por cima com os braços estendidos e pés no solo;

- Saque: É o ato de golpear a bola colocando-a em jogo. A definição mais apropriada atualmente seria o primeiro ataque após a autorização do 1º árbitro que a equipe tem direito;

- Scout: É a observação detalhada das características do adversário usando uma análise do jogo;

- Segunda Bola: Expressão usada nas combinações ofensivas para identificar o atacante que irá cortar ou simular a ataque depois do atacante que cortar ou simular a primeira bola;

- Segundo Árbitro: Como próprio nome define, é o que auxilia o 1º árbitro. Fica do lado oposto do 1º árbitro em pé próximo ao poste de sustentação da rede e de costas para os apontadores;

- Serviço: Termo semelhante ao saque. É o saque propriamente dito;


- Set Average: É o critério de desempate entre duas equipes. Dividem-se os sets pró pelo contra, quem alcançar melhor média é a equipe classificada;

- Sistema 3/3: Sistema de jogo que são utilizados 3 cortadores e 3 levantadores que saem intercalados entre si. Obs: O primeiro número dos sistemas de jogos corresponde sempre ao número de cortadores, e o segundo, aos levantadores;

- Sistema 4/2: Sistema de jogo que são utilizados 4 cortadores e 2 levantadores, que saem em diagonais entre si. Ou seja, levantadores com levantadores, pontas com pontas e meios com meios;

- Sistema 5/1: Sistema de jogo quando se utilizam 5 cortadores e 1 levantador. Nesse sistema o levantador sai na diagonal do oposto, pontas com pontas e os meios com os meios. Obs: Sistema adotado nas equipes de nível superior;

- Suicidar: O termo é meio sinistro. Mas, essa é realmente a expressão utilizada no meio desse esporte que serve para definir o salto antecipado e determinado do bloqueador, principalmente o central, na marcação da 1º bola do ataque adversário, geralmente ocorre no centro da rede;

- Tempo Atrás: É o levantamento executado com trajetória rápida atrás do levantador. Normalmente essa bola é cortada pelo jogador de meio, posição 3, ou o saída de rede, posição 2;

- Tempo Técnico: Tempo obrigatório de 1 minuto de duração no 8º e 16º pontos no set (tempo da TV), exceto do 5º set;

- Tempo: Breve período de 30 segundos para instruções dos treinadores. Cada técnico dispõe de dois tempos por set;

- Toco: Cortada que bate no bloqueio e volta na quadra adversária sem chance de recuperação;

- Toque por Baixo: O mesmo que manchete;

- Toque por Cima: É o toque propriamente dito, ou seja, é o momento que a bola sai das mãos do jogador;

- Troca de Posições: É a utilização dos jogadores nas posições onde eles são mais eficientes. Obs: as trocas só poderão ocorrer entre os jogadores da mesma zona, ou seja, o 1, 5 e o 6 (zona de defesa) entre si e o 2, 3 e o 4 (zona de ataque) entre si;

- Volta do 5/1: É a substituição oposta à inversão do 5/1. O levantador e o oposto voltam à quadra nos lugares do cortador e do levantador, respectivamente;

- Voltar o Ponto: É o mesmo que anular o ponto. O 1º árbitro anula o ponto e o saque é novamente executado pelo mesmo atleta que efetuou o saque;

- Volume de Jogo: Somatória de acertos de uma equipe;

- WO: O termo vem do inglês walkover, que poderia ser traduzido, na gíria esportiva, como passeio. É usado quando uma das equipes não comparece em campo ou tem jogadores insuficientes para disputa. Nesse caso, o adversário vence automaticamente. No voleibol o resultado será de 3 x 0, com parciais de 25 x 00, 25 x 00 e 25 x 00;

- Zona de Ataque: É a zona compreendida entre as linhas central e de ataque;

- Zona de Defesa: É a zona compreendida entre as linhas de fundo e a linha de ataque;

- Zona de Levantamento: Área próxima à rede, mais ou menos entre a posições 2 e 3 da quadra.

14 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito da pagina, essas regras ainda são validas em 2018?

Taty RJ disse...

O q é Pipe ?

Unknown disse...

O que e bola pingada ?

Unknown disse...

É a bola atacada pelo jogador que está no fundo de quadra, normalmente na posição 6, lembrando que ele salta antes da linha do três para atacar !!!

Unknown disse...

Quero as frases em ingles agora

JoeD disse...

"Bola Russa" pra mim refere-se a um levantamento muito alto...muito mesmo! E não como uma "bola do fundo". Sempre foi uma característica marcante dos times russos...bolas lentas e altas.

Unknown disse...

O que quer dizer o levantamento foi jaca??

Unknown disse...

Levantamento ruim

Unknown disse...

Uma largada

Unknown disse...

Ameiii

Unknown disse...

O que é "tomar um 90"?

Anônimo disse...

Muitas expressões antiquadas, não sigam todas elas, porém muito util como referencia para pessoas querendo ensinar outras oq significam as girias que elas estão falando.

bruce disse...

side out?

Sarah's work disse...

O que é munheca